Olá pessoal!!!































































Fiz este blog para dividir com vocês um pouco do que pesquiso na net e também do que tenho de material voltado à educação.

Estive um longo período sem postar nada, pois 2011 foi um ano de adaptações a nova função, a nova escola.

Tentarei estar mais presente neste, e buscar novidades para postar.


Espero poder contribuir um pouquinho com cada um de vocês que passarem por aqui.


Um grande abraço a todos!!!



Ana Lúcia
































domingo, 29 de agosto de 2010

TEXTOS E POEMAS SOBRE A PRIMAVERA


DESENHOS PARA COLORIR: PRIMAVERA

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil
Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.

Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.

Os brasileiros elaboraram, então, um documento, assinado por milhares de pessoas, pedindo a sua permanência no Brasil. Dom Pedro se mostrou favorável à solicitação:

- Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico. Esta declaração de Dom Pedro foi feita no dia 09 de janeiro de 1822, data que ficou conhecida como o Dia do Fico. Dias depois, Dom Pedro formou seu ministério, nomeando para ministro do Reino José Bonifácio de Andrada e Silva. Como as ameaças de Portugal continuaram, Dom Pedro que fora controlar conflitos entre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822:

“Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal.” Puxando a espada gritou: Independência ou morte! No dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil com o nome de Dom Pedro I.

 1.Você concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros, quando foi para Portugal? Por quê?
____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________
2. Na sua opinião, por que era interessante para Portugal transformar novamente o Brasil em colônia?

____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
3.Quem foi nomeado por Dom Pedro como ministro do reino?
________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________
 4. O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou “Independência ou morte!”?
________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________
5. Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?
________________________________________________________________________
6. Quanto tempo faz que isso aconteceu?
________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________



DATAS COMEMORATIVAS DE SETEMBRO