Olá pessoal!!!































































Fiz este blog para dividir com vocês um pouco do que pesquiso na net e também do que tenho de material voltado à educação.

Estive um longo período sem postar nada, pois 2011 foi um ano de adaptações a nova função, a nova escola.

Tentarei estar mais presente neste, e buscar novidades para postar.


Espero poder contribuir um pouquinho com cada um de vocês que passarem por aqui.


Um grande abraço a todos!!!



Ana Lúcia
































segunda-feira, 25 de outubro de 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

LABIRINTOS QUE FORMAM DESENHOS









SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS DO HALLOWEEN








DESENHOS DE HALLOWEEN

Halloween

Permitir ou não sua comemoração na escola?



Muitas pessoas acreditam que o Halloween seja somente uma festa em comemoração ao Dia das Bruxas, uma festa macabra ligada a personagens estranhos, tais como fantasmas, monstros, abóboras e animais pegajosos.
É por falta de conhecimento histórico e cultural a respeito do tema que, por muitas vezes, esta data é marcada pelo preconceito e medo por parte de professores, pais, alunos e diretores de escolas. Existem escolas que até proíbem as manifestações artísticas dos alunos e professores de inglês, impossibilitando a expansão e o contato dos alunos brasileiros com a cultura de outros povos.
Assim como existem as comemorações típicas no Brasil, tal como o carnaval e as festas juninas, é importante que exista, dentro do ensino de línguas nas escolas, a divulgação e a troca cultural entre as comemorações e os eventos que acontecem em outros países, tais como Valentine’s Day, Thanksgiving Day, Halloween, entre outros.
Segundo a origem do Halloween, entre os anos de 600 a.C. e 800 d.C., esta data não tinha relação com bruxas, abóboras e fantasmas. Na verdade era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain*, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão.
Para os celtas, o fim do verão era considerado como a virada do ano novo, porém com um sentido mais sagrado, pois durante este período eles consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1º de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses, pois para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.

Após conhecer o histórico do Halloween, algumas dúvidas entram em questão:




1 - Se o Halloween nada tinha a ver com o dia das bruxas e tinha o nome de Samhain, como ele passou a se chamar Halloween?



Existem algumas hipóteses destacadas pelo site Wikipedia:



a) O Samhain era comemorado na noite de 31 de outubro para 1º de novembro, ou seja, a noite sagrada para os celtas ocorria neste período. Em inglês, “noite sagrada” significa hallow evening, mas com o tempo este termo sofrendo alterações, até se chegar ao nome atual: Hallow Evening -> Hallowe`en -> Halloween.

b) Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows` Eve.



2 - Como um festival que marcava o fim do verão, passou a ser relacionado com bruxas e afins?
Segundo o site do Wikipedia, a relação da comemoração do Halloween com as bruxas propriamente ditas, teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no Século XIX, ficou assim conhecida como "Dia das Bruxas", dando origem ao dia da bruxa ficando assim como uma lenda histórica.
Os cristãos mais fiéis reprovam as comemorações. Os católicos consideram o Halloween inclusive como uma afronta ao Dia de Todos-os-Santos, portanto resistem ao evento relacionando-o aos modismos provenientes da cultura consumista norte-americana.
Artigo baseado nas informações do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas


terça-feira, 12 de outubro de 2010

sábado, 2 de outubro de 2010

ESTRATÉGIA

Adorei este texto que encontrei no blog http://educandocomcarinhoo.blogspot.com/ , por isso resolvi dividi-lo com meus seguidores e amigos visitantes.

ESTRATÉGIA


Um senhor vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:
"Querido Filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio.
Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão.
Com amor, Seu Pai."

Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama:
"PELO AMOR DE DEUS, Pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"
Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.
Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
Esta foi a resposta:
"Pode plantar seu jardim agora, amado Pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento."

Estratégia é tudo!!!
Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis.
Assim, é importante repensar sobre as pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.

"Ter problemas na vida é inevitável,
mas, ser derrotado por eles é opcional!"