Olá pessoal!!!































































Fiz este blog para dividir com vocês um pouco do que pesquiso na net e também do que tenho de material voltado à educação.

Estive um longo período sem postar nada, pois 2011 foi um ano de adaptações a nova função, a nova escola.

Tentarei estar mais presente neste, e buscar novidades para postar.


Espero poder contribuir um pouquinho com cada um de vocês que passarem por aqui.


Um grande abraço a todos!!!



Ana Lúcia
































sábado, 15 de janeiro de 2011

DINÂMICA PARA PRIMEIRO DIA DE AULA

"É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.

Distribuir balas coloridas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e pedir para que as deixem em cima da carteira. Então especifique as cores. Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, pode ser mais ou menos o seguinte:
verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Chamar um aluno por vez e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada um fala você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando.
Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas."

Fonte:http://proportoseguro.blogspot.com