Olá pessoal!!!































































Fiz este blog para dividir com vocês um pouco do que pesquiso na net e também do que tenho de material voltado à educação.

Estive um longo período sem postar nada, pois 2011 foi um ano de adaptações a nova função, a nova escola.

Tentarei estar mais presente neste, e buscar novidades para postar.


Espero poder contribuir um pouquinho com cada um de vocês que passarem por aqui.


Um grande abraço a todos!!!



Ana Lúcia































segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DINÂMICAS DE GRUPO

O que é dinâmica de grupo?A expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944, onde tratava da relação entre teoria e prática em Psicologia Social.
Dynamis é uma palvra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conchecimentos.

Ao iniciar o ano letivo com os alunos, é interesse promover dinâmicas para "quebrar o gelo" entre eles e até mesmo com a professora. Por mais que se conheçam, o início de ano letivo é um recomeço.
MEMORIZAR NOMES (APRESENTAÇÃO)
OBJETIVOS: Memorizar os nomes dos membros de um grupo. Integrar melhor o grupo favorecendo o conhecimento mútuo.

PROCEDIMENTOS: É bom que todos estejam em círculo.
Cada um dirá seu próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial seu nome. Por exemplo: Ricardo risonho.
O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e apresenta-se acrescentando um adjetivo ao próprio nome. E assim sucessivamente. Por exemplo: Ricardo risonho, Ana alegre, Mário moreno ....
Ao final partilha-se a experiência: como cada um se sentiu ao dizer o próprio nome, o adjetivos, etc..

TROCANDO OS CRACHÁS
OBJETIVOS: Conhecer os integrantes do grupo, “quebrar o gelo”, chamar à participação e ao movimento.

MATERIAL: Crachás para todos, contendo os nomes de cada um.

PROCESSO: No inicio do encontro, distribuem-se os crachás normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.
Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los no chão, com os nomes voltados para baixo. Cada um pega um para si; caso peque o próprio nome, deve trocar.
Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto passeia pela sala.
Enfim procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e entregar a ele seu crachá. Aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar se conhecer algo que ainda não conhece do colega.
Partilhar a experiência no grande grupo.

RELÂMPAGOOBJETIVOS: Desfazer as “panelinhas” , formar novas parcerias e amizades e descontrair e “acordar” o grupo.

MATERIAL: Não é necessário.

PROCESSO: O facilitador solicita que peguem suas ‘bagagens” ( bolsas, material, pastas, etc.).
“Observe e grave quem é a pessoa que está à sua direita e à sua esquerda.
Vou contar, até cinco e todos deverão trocar de lugar, de modo que ninguém fique perto de quem estava antes.
Quem se sentar por último paga uma prenda.”
Quando estiverem novamente acomodados:
“ Cumprimente e dê boas vindas ao seu novo vizinho.”

CAIXINHA DE SURPRESAS
OBJETIVOS: Despertar e exercitar a criatividade do grupo.

MATERIAL: Caixinha com tiras de papel onde se deve escrever previamente algumas tarefas engraçadas, som com cd ou gravador.

PROCESSO: Formar um círculo. A caixinha deverá circular de mão em mão, até que o som da música pára simultaneamente.
Aquele que estiver com a caixinha no momento em que a música parar, deverá tirar de dentro da caixinha uma papeleta coma tarefa e executá-la.
Continuar a brincadeira até enquanto estiver interessante.


O BONECO
OBJETIVOS: União do grupo, trabalho em equipe e sentido de equipe.

MATERIAL: 2 folhas de papel para cada participante. hidrocor, fita adesiva, cola e tesoura.

PROCESSO: Cada membro do grupo deve desenhar em uma folha de papel uma parte do corpo humano, sem que os outros saibam.
Após todos terem desenhado, pedir que tentem montar um boneco (na certa não vão conseguir pois, Terão vários olhos e nenhuma boca...).
Em seguida, em outra folha de papel, pedir novamente que desenhem as partes do corpo humano (só que dessa vez em grupo) Eles devem se organizar, combinando qual parte cada um deve desenhar.
Em seguida, após desenharem, devem montar o boneco. Terminada a montagem, cada membro deve refletir e falar sobre como foi montar o boneco. Quais a dificuldades, etc. ...

Variação desta dinâmica: Construção de um castelo, dividir os participantes em 03 grupos, pedir que um grupo construa a base ( os alicerces) do castelo, o outro as paredes e o último as torres.

DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

RECREIO COM CORES
Objetivo: Interação entre os colegas Preparação: A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 05 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 25 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.

PENSE BEM
Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...


DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO MATEMÁTICA

Eu tenho 15. Quem tem o meu número dividido por 5 ?

Eu tenho 3. Quem tem o meu número mais 3 dezenas ?

Eu tenho 33.Quem tem o dobro do meu número ?

Eu tenho 66. Quem tem meu número menos uma dúzia ?

Eu tenho 54. Quem tem o meu número dividido por 9 ?

Eu tenho 6. Quem tem o triplo de meu número ?

Eu tenho 18. Quem tem meu número mais 11?

Eu tenho 29. Quem tem o meu número mais meia dezena ?

Eu tenho 34. Quem tem o meu número menos o dobro de 4 ?

Eu tenho 26. Quem tem a metade de meu número ?

Eu tenho 13. Quem tem o meu número mais uma dezena e meia ?

Eu tenho 28. Quem tem o meu número dividido por 7 ?

Eu tenho 4. Quem tem o meu número vezes 10 ?

Eu tenho 40. Quem tem o meu número mais meia centena ?

Eu tenho 90. Quem tem o meu número dividido por 3 ?

Eu tenho 30. Quem tem o meu número mais uma dúzia ?

Eu tenho 42. Quem tem o meu número dividido por 6 ?

Eu tenho 7. Quem tem o triplo de meu número ?

Eu tenho 21. Quem tem o meu número mais o dobro de 11 ?

Eu tenho 43. Quem tem o meu número menos 4 ?

Eu tenho 39. Quem tem o meu número mais uma centena ?

Eu tenho 139. Quem tem o meu número menos 30 ?

Eu tenho 109.Quem tem o meu número menos o triplo de 3 ?

Eu tenho 100. Quem tem o meu número dividido por 4 ?

Eu tenho 25. Quem tem o meu número mais duas dúzias ?

Eu tenho 49. Quem tem o meu número mais 8 ?

Eu tenho 57. Quem tem o meu número menos 3 dezenas ?

Eu tenho 27. Quem tem o meu número mais o dobro de 7 ?

Eu tenho 41. Quem tem o meu número vezes 2 ?

Eu tenho 82. Quem tem o meu número menos uma dúzia ?

Eu tenho 70. Quem tem o meu número dividido por 2 ?

Eu tenho 35. Quem tem o meu número menos a metade de 22 ?

Eu tenho 24. Quem tem o meu número menos uma dezena ?

Eu tenho 14. Quem tem o meu número menos 2 ?

Eu tenho 12. Quem tem o meu número mais uma centena ?

Eu tenho 112. Quem tem o meu número menos o dobro de 45 ?

Eu tenho 22. Quem tem o meu número dividido por 2 ?

Eu tenho 11. Quem tem o meu número menos 1 ?

Eu tenho 10. Quem tem o meu número menos 2 ?

Eu tenho 8. Quem tem o dobro do meu número?

Eu tenho 16. Quem tem o meu menos a metade de 14 ?

Eu tenho 9. Quem tem o meu número mais uma dezena ?

Eu tenho 19. Quem tem o dobro do meu número ?

Eu tenho 38. Quem tem o meu número mais 8 ?

Eu tenho 45. Quem tem o meu número mais duas dúzias ?

Eu tenho 69. Quem tem o meu número dividido por três ?

Eu tenho 23. Quem tem o dobro do meu número?

Eu tenho 46.Quem tem o meu número mais uma dúzia ?

Eu tenho 58.Quem tem o meu número mais duas dezenas ?

Eu tenho 78. Quem tem a metade do meu número ?

Eu tenho 36. Quem tem o triplo do meu número ?

Eu tenho 108. Quem tem o meu número menos duas dúzias ?

Eu tenho 84. Quem tem o meu número menos a metade de 8 ?

Eu tenho 80. Quem tem o meu número dividido por 4 ?

Eu tenho 20. Quem tem o meu número mais quatro dúzias ?

Eu tenho 68. Quem tem o meu número mais meia dúzia ?

Eu tenho 74. Quem tem a metade do meu número ?

Eu tenho 37. Quem tem o meu número menos meia dúzia ?

Eu tenho 31. Quem tem o meu número mais três dúzias ?

Eu tenho 67. Quem tem o meu número mais o dobro de 9 ?

Eu tenho 85. Quem tem o meu número menos 41 ?

Eu tenho 44. Quem tem o dobro do meu número ?

Eu tenho 88. Quem tem a metade do meu número menos 6 ?

Eu tenho 38. Quem tem o dobro do meu número ?

DANÇA COM PERGUNTAS

Quando tocar a música todos dançam. Quando a música parar os participantes organizam-se em duplas e discutem sobre a pergunta enunciada pelo facilitador.
Perguntas: - O que você entende por valores humanos?
Como vivenciar VH no dia-a-dia?
Qual o valor que vivencio melhor no dia- a –dia?


Qual o valor que tenho mais dificuldade de vivenciar ?

Nenhum comentário: