Planejamento
Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental
Etapa 1- Levantamento dos países onde serão as sedes
Pergunte a seus alunos se eles sabem onde vai ser a Copa do Mundo. Permita que eles se expressem livremente.
Perguntar de quanto em quanto tempo é realizada a Copa.
Dizer que Brasil é o único país que esteve em todas as Copas. ( Contando com a deste ano, são dezenove participações e quatro títulos, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).
Vamos dividir a sala em dois grupos, pedir para que pesquisem figuras da África e Brasil.
Pesquisar: bandeiras e números de países que irão participar da "Copa".
Etapa 2- Organizar os grupos para que apresentem as figuras ilustrativas em forma de mural.
Os grupos, deverão pesquisar costumes, cultura, religião e comidas típicas da África.
Pesquisar clima e localização geográfica do Continente Africano.
Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sede.
Criação de um para representar o Brasil.
Etapa 3- Levantamento de trabalho e consumo
Pesquisar sobre a venda de televisores no Brasil. ( Em jornais, revistas e no site abaixo)
Estádios do futuro.
A Copa na Era digital.
O negócio do Futebol
Sugestão onde encontrar:
www.educacional.com.br/reportagens/copa/negocio.asp
Etapa 4- Levantamento dos times que estarão na final
Pesquisar figuras e reportagens sobre os times que estiverem na final.
Bandeiras e sua localização geográfica.
Etapa 5- Encerrando e avaliando o projeto "Copa 2010"
Converse com sua turma sobre o projeto.
Por que foi importante?
O que eles mais gostaram de pesquisar?
Em dupla, peça para eles registrarem essa experiência em forma de redação, e diga para que não se esqueçam do Título.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário